Publicado por: filonerd | dezembro 22, 2009

Retro Game Challenge [Crítica], a nostalgia vira modinha [assuntos alheios ao post]

E mais uma critica no mesmo estilo das outras, com uma interrupção para os assuntos alheios. Lá vai. Essa semana comecei a jogar Retro Game Challenge. O jogo foi feito para DS e se resume em jogar joguinhos antigos. Como me cansei de falar porem, desta vez usarei o no entanto. No entanto, o jogo é uma incrivel experiencia AUDIOvisual.

O jogo começa com letras Star Wars correndo pela tela de baixo e uma voz grossa contando a “historia” de Arino, um homem que se cansou de ser derrotado nos jogos atuais e te desafia a vencer retro games challenges, tudo isso com uma musica bem calminha. Nesse momento, aparecem varios “0 e 1” verdes no fundo da tela. Ligue o som no maximo que dá mó clima legal. Aparece uma versão de Arino em 3D com uma coroa na cabeça. Ele diz que te mandará para o passado, onde deverá cumprir os desafios com joguinhos que nunca existiram, mas que têm o visual bem nostálgico. Você se torna uma criança e encontra com o Arino do passado. O primeiro jogo, que se chama Cosmic Gate, me lembrou na hora um joguinho que tinha em meu celular tijolo e que era taxado como tosco por meus amigos.

Cosmic Gate

ASSUNTOS ALHEIOS

Esse momento me fez filosofar. Eu tenho certeza de que se um de meus amigos me vissem jogando o mesmo jogo, mas numa plataforma melhor, que nesse caso é o DS, eles falariam: “Po cara, eu sou muito nostálgico sacas? Curto muito esses joguinhos antigos”. É a geração dos pseudo-nerds e pseudo-nostalgicos chegando. Mario? Agora todo mundo ama jogar Super Mario World. AS PESSOAS CONHECEM PITFALL! Agora, se você pergunta sobre um jogo que ninguem liga mais, como Earthbound, quem conhece? Ninguém. Isso prova a teoria de que esses gamers “nostálgicos” são só mais uma modinha internetica, como os nerds. É como se daqui a uns 100 anos todos gostem de Uncharted, mas ninguém conheça Okami ou Phoenix Wright, que até têm uma legião de fãs, mas não são jogos consideravelmente famosos.

FIM DOS ASSUNTOS ALHEIOS

A medida em que você vai vencendo os desafios propostos pelo Game Master Arino, novos jogos vão sendo desbloqueados. Nota importante: o jogo não seria a metade do que é se não fossem as musicas. São joguinhos tão desafiadores que te causam frustração. E que saudade dessa frustração que já não sentia há um tempo. Fato para que os jogos não sejam ruins: você deve controlar o personagem. Vocês nem tem ideia de quantos jogos antigos existem para que você aperte o direcional para o lado e aperte quinhetas vezes o mesmo botão . Seu trabalho poderia ser feito por um macaco por uma pedra. Outro detalhe interessante de RGC: você pode checar o manual do jogo ou as revistas que Arino compra. Nas revistas você pode pegar cheats e dicas, além de informações sobre o criador do jogo.

Retro Game Challenge irá divertir a qualquer um. Fato. Nota 5/5

P.S.: Um dos informantes do ACN acaba de ligar de Hong Kong e disse que Metal Slug esta disponivel para DS. Acho que vocês já sabem qual o proximo jogo a ser avaliado

Anúncios

Responses

  1. ASSUNTOS ALHEIOS:

    Eu concordo, é uma raça nojenta essa…

  2. Vou confessar que não sou nada fã de jogos antigões. Pra mim é no máximo voltar até o SNES, que é um console no qual os jogos já tinham uma arte e roteiros mais legais.

    Mas essa review me deixou com vontade de jogar e relembrar minha infância quando jogava Galaga no MSX, isso com uns 4 anos de idade :P


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: