Publicado por: filonerd | janeiro 4, 2010

Avatar, Matrix, Poul Anderson e Deus ex machina

Avatar é um filme produzido pela Lightstorm Entertainment e dirigido por James Cameron (sim, de Titanic). O filme tem cerca de 3 horas, sendo que praticamente 90% desse tempo é dedicado aos efeitos especiais. A produção conta a história de uma homem chamado Jakisulí Jake Sully, um perdedor (engraçadalho em alguns momentos) que se alistou à missão de entrar em contato com uma civilização extraterrestre, chamada Na’vi. Ele deve usar um avatar, um corpo artificial, para entrar na tribo.

No começo, Jake está acordando dentro de uma cápsula (já ví isso…). Ao descer no planeta, ele conhece seu a avatar e descobre que deve se conectar com seu outro corpo deitado em outra capsula (OMFG, eu já vi isso!). Ele se encontra com o general (?) que comanda os fuzileiros, e ele está em um robô gigante controlado pelo corpo da pessoa. MAS QUE MERDA, isso é uma cópia descarada de Matrix.

Já decepcionado no começo, percebo que as proximas horas se desenrolariam com florestas gigantes e animais selvagens e etecétera. No meio do filme, o protagonista tem de fazer um teste que a tribo dos Na’vi lhe impõe. Uma parte do teste é dedicada para que ele conheça seu pardal animal voante passaro gigante dinossauro voador, com quem ele fará uma ligação e poderá ler os pensamentos e os transmití-los para seu animal (ERAGON?? Anyone?).

Plágios evidentes comem solto até o fim do filme. E se tem uma coisa que eu realmente não gosto é de pessoas que tem de copiar pois tem o mesmo intelecto que um desodorante aerosol. Mas tá ocá. O roteiro foi  padrão, com paixonites e um final bem previsível. Chego em casa disposto a dar um 2/5 para o filme. Dou uma olhada por aqui e… Caraleo, a porra do roteiro também foi plageada.

Poul Anderson escreveu duas histórias extremamente semelhantes. Uma delas é chamada Call me Joe. A outra é chamada O AVATAR. Em Call me Joe o protagonista é um paraplegico que entra em contato com especies extraterrestres telepaticamente. O Avatar trata-se de uma raça misteriosa.

Conclusão: Avatar é um plágio descarado de diversas obras. O roteiro é plageado e cheio de Deus ex machina. Os personagens tem personalidade que muda do começo para o fim. Jake, que faz várias piadinhas no começo, termina o filme como guereiro. Os efeitos são bonitos, mas não cobrem a minha opinião: plágios não merecem nota.

Anúncios

Responses

  1. Faltou só um vampiro brilhante no filme, ai sim seria uma merda completa.

    • Não da pra expressar o quanto esse comentário foi comedia :D

  2. Avatar compensa pelos efeitos especiais.

  3. Avatar é uma cópia.Apesar de ter suas inovações não é uma desgraça total.Mas acho que pode ser o pior do James Cameron.

    • Aeee, comentario do Elias aqui : D Bem, acho a mesma coisa. É inovador, mas é uma copia. Apesar de o filme ser lindo visualmente, para mim Avatar é uma redação com palavras bontas mas sem o mínimo conteudo

  4. O problema desse filme foi o roteiro,um roteiro totalmente acho que plagiado é uma palavra pesada mas é VERDADE,assistam Dança com lobos,Pocahontas e Matrix.Ai você se pergunta:O que é Avatar?E esse tanto de indicações?Para mim as únicas indicações para Avatar deveriam ser efeitos sonoros e efeitos especias(inquestionável).Outro problema é ele ser uma tática meramente comercial,o cara fez o filme para ganhar milhões,mas sem nenhuma crítica inovadora ou então bem aplicada,porque ele colocou uma crítica que pelo menos 10 filmes já fizeram.E mal aplicada devido o roteiro ser copiado.A desculpa foram os carinhas azuis que quase todo mundo deixou de ver o filme realmente para ver seus efeitos.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: