Publicado por: filonerd | janeiro 27, 2010

Como o homem está aprendendo a controlar a natureza

Mais um post sobre teorias antigas que são válidas e reconhecidas ate hoje. 3,2,1.

A teoria da seleção natural foi criada por Charles Darwin no seculo XIX (19, analfabeto) baseada numa pesquisa feita durante uma viagem pelos continentes. Durante o percurso, Darwin fez quinhetas e cinquenta mil anotações que acabaram se tornando o livro que ocupa mais espaço em muitas pratileiras: A Origem das Éspecies. Bem, milhares de paginas para escrever basicamente o que direi em uma frase: os fortes sobrevivem, os fracos devem morrer.

“E o que isso significa rapá?”

Bem, basicamente que os seres existentes hoje são os mais adaptaveis a fatores ambientais, como a existência de um novo predador  ou uma grande mudança climática. No caso do ser humano, a 2ª opção foi a que resultou em uma das características que nos diferencia dos animais hoje em dia: somos bípedes. Isso aconteceu por causa de uma diferença no clima de regiões africanas. Agora a plantação era alta e o ser humano devia se levantar para  observar a vinda de novos predadores. Enfim, podemos comparar a Seleção Natural a uma peneira onde apenas os grãos finos conseguem passar.

Má omi, como tu esplica o titlu?

Vamos por partes, ocá?

Como sempre, eu tenho um exemplo do balacobaco para fazer com que você, roceiro incluido digitalmente, entenda como isso esta mudando de uns tempos para cá. Colocarei isso em pratica em um simples exemplo: Haiti. Se você é incluido digitalmente, provavelmente sabe que o país esta padecendo porque tem um alto nivel de pobreza. Esse fator somou-se a um grande terremoto que abalou a organização da pequena ilha.  Consequentemente, as chances de sua evolução agora, se já não eram antes, são pequenas. Consequentemente o Haiti provavelmente acabará, dando espaço para os que tem uma economia mais forte. Isso é natural, são forças da natureza.

Bem, a medicina é um dos avanços mais incriveis ja realizados pelo Homo Sapiens. Podemos dizer que seu pai é Hipócrates, que viveu de 460 a 377 a.C. Ele analisava pacientes com diversas doenças e dava um diagnostico baseando-se na observação de detalhes. Da observação à medicina nuclear (que é muito interessante), o homem prolongou seu tempo de vida.

Mas a medicina vai muito alem de curar pessoas. É uma questão extremamente filosofica, por um fator muito importante: a mentalidade. Não, não estou falando de sua vó que está ficando caduca. Estou dizendo que as pessoas simplesmente deixam de aproveitar esse benefício, caem na rotina prolongada a longevidade. É pela simples acomodação de saberem que há n% de chaces de estarem vivas amanhã.

E não so a medicina, mas tambem a religião tem um papel muito importante para que todos vivam mais. A maioria das igrejas prega um sentimento muito legal, que é a compaixão. E a compaixão leva ao antipreconceito.

Voltando ao nosso amigo Darwin: os fracos sobrevivem. Se alguma pessoa tem uma deficiência mental/fisica, ela provavelmente pode viver tranquilamente, pois tudo está sendo adaptado. Doenças que atormentaram o humano por seculos podem ser tratadas (vide tuberculose).O humano esta aprendendo a controlar a natureza da vida!E para muitos isso é uma desvantagem, pois evita que apenas paises fortes existam. Entretanto, a realidade de que a seleção natural na raça humana está acabando também significa que paises que não são tão fortão podem evoluir tambem, formando varias potências.

Apesar de tudo isso, a seleção continuará acontecendo, muitas vezes para o nosso bem (Coca-cola vs. Guaraná Jesus, por exemplo). Sim, é provavel que o Haiti se recupere muito mau depois do terremoto, mas não do mesmo modo que aconteceria sem a medicina e outros fatores atuais. Poder fazer com que doentes possam viver normalmente é sem duvidas o maior avanço do planeta.

Anúncios

Responses

  1. Imagina então com os avanços da cibernética, quando pudermos sermos uma mescla de genética, robótica e nanotecnologia para o homem esta galáxia vai ser um quintal e poderemos viver 400 ou 500 anos sem perder nosso vigor físico ou nossa capacidade mental!!!! Viva a medicina do futuro. A psiquiatria vai ministrar remedios atraves de tomadas usb ligadas diretamente ao sistema nervoso!

    • Hahaha, gostei da USB. Dê uma olhada na Super de fevereiro.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: