Publicado por: filonerd | fevereiro 6, 2010

Libertando ou adquirindo criatividade

Finalmente chegou a hora de falar sobre RPG. Se você não sabe o que é isso (muito improvavel), va embora daqui capiau não tema! Eu, seu amigo filonerd, vou te explicar em poucas palavras o que é o Role Playing Game que seus amigos nerds ficam jogando durante o intervalo.

Bem, e c omo definir, afinal, o RPG? Bem, podemos diser que é uma história. Protagonistas, cenário e personagens secundarios, tudo existe. ENTRETANTO, num jogo de RPG você é o protagonista, que pode voar, salvar donzelas, estrupar velhinhas, ter uma varinha ou cajado magico.E para jogar RPG, a unica coisa que você precisa é de 250 reais para comprar um kit de Dungeons and Dragons amigos dispostos a usarem um pouco do tempo deles para entrar em aventuras imaginarias.

Em uma partida devem haver pelo menos umas 3 pessoas. Uma delas será o Narrador, também chamado de Mestre, que ira contar a historia para que os outros jogadores tomem decisões. Um jogo pode ter inumeros cenários para que isso aconteça, um dos principais é o Medieval. Enfim, o Mestre controla tudo o que acontece no universo imaginário criado por… ele mesmo! :D

Na União Sovietica o jogo joga você!

Na União Sovietica o jogo joga você!

Como não poderia de citar, temos O Senhor dos Aneis, a maior campanha de RPG de todos os tempos. Tolkien tinha lacaios e mestrava para eles, escrevendo o que aconteceu em seguida. E isso é o que eu vou fazer para exemplificar uma pequena partida. HEERE WE GOOO

Eu: Ei gente vamos jogar RPG.

5 pessoas falando ao mesmo tempo e pedindo explicaçoes

Eu: Perae! Olha so, vocês são um grupo de “herois” locais. No momento vocês estão na cidadela Barön, em Opôn. Onde cada um está?

6 pessoas gritando puteiro.

Eu: Ok, perae. Vocês estão todos no puteiro.

6 vozes em coro gritam sim.

Eu: Certo. Todos estão em seus respectivos quartos quando orcs invadem o local e dizem que vocês estão presos.

Artur, o guerreiro: Eu digo que não vou.

Eu: os orcs são mais fortes e levam vocês ate a prisão. Vocês chegam e são postos numa cela com barras de bronze… Querem fazer algo?

Gustavo, outro guerreiro: eu tento arrancar as barras.

Eu: Não adianta. Você acaba sendo sedado (?) por um gurda.

Artur, o guerreiro: então eu quebro o braço do Dênis, o mago, e chamo atenção do guarda.

Dênis, o mago: (facepalm)

Eu: ótimo. O guarda chega e entra na cela.

Dênis, o mago: Eu nocauteio ele com meu bastão.

E por ai vai a aventura. No futuro dessa, especificamente, tem ainda um ciclope chamado Boro, anões, profecias, itens magicos e uma pegadinha.

É uma experiência muito divertida, isso é um fato. Cria amizades, incentiva a critavidade, a improvisação e até a vontade de adquirir conhecimento!

Responses

  1. Nunca joguei RPG.. acho que é por que não curto muito o mundo medieval… mas tenho 2 dúvidas:

    1) Como é que faz quando tudo começa a dar certo? No exemplo que vc deu, pareceu fácil fugir duma prisão…

    2) Como é que um jogo saudável consegue ser deturpado por idiotas que levam pra vida real e acabam praticando atos que não dá pra entender? Tipo.. li em algum lugar que o povo matou uma mina lá porque era o sacrifícil que o jogo pedia…

    Abraço

    • Meu amigo, RPG não é um jogo so medieval! :P Pode ser jogado em varios estilos; Harry Potter, Star Wars, Guerra Mundial … Você escolhe o tema :) Quanto as duvidas:
      1) A historia segue, quase sempre no improviso. Na que eu contei, por exemplo, logo apos eles sairem da prisão um ciclope começa a segui-los. Eles entram em uma floresta onde um grupo de anoes imobilizam o ciclope e profetizam que Dênis o mago é o destinado a salvar o povo deles. Como eu estou narrando a historia, sempre preparo algumas coisas, mas muitas vezes combates e aventuras secundarias surgem durante a sessão :P
      2) Infelizmente algumas pessoas levam a serio demais. :/

  2. Ahhhh bom…. Depende então da habilidade do Mestre em preparar arapucas (ô palavinha da vovó hein?) para surpreender os jogadores…

    Assim o jogo tem alguma graça…

    Pensando agora, acho que inventarei um RPG circense. Procuro quem possa servir de Mulher barbada… hahaha

    • Ja existem adaptaçoes de ROCK BAND pra RPG :S


Deixe um comentário

Categorias

