Publicado por: filonerd | fevereiro 15, 2010

Banda do Mês – Barão Vermelho

Bem, eu decidi fazer uma sequencia de posts mêsais sobre bandas meio desconhecidas ou que não tem a fama que deviam ter. Ou qualquer banda que eu admire, independentemente de quão famosa ela é. E bem, eu não vou so abrir a Wikipedia emudar um pouco o que esta escrito la, como muita gente que tem posts assim faz (TO TE VENDO).

E para estrear a coluna nos temos Barão Vermelho!

Baby, compra o jornal, vem ver o sol.

Ele continua a brilhar

Apesar de tanta barbaridade

Baby, escuta o galo cantar

A aurora dos nossos tempos

Não é hora de chorar

Amanheceu o pensamento

O poeta esta vivo

Com seus moinhos de vento

Bem, eu fiz questão de escrever a letra ouvindo a musica. Chama-se O Poeta esta Vivo.

O interessante de bandas brasileiras como Barão Vermelho é que o estilo de musica deles é bem diferente da maioria que as pessoas ouvem. É algo como um Rock, misturado a um blues e hard.  Chega quase a ser parte de um genero “brasileiro”, um tipo de musica especial do Brasil. Sim, isso aconentece tambem com o samba; mas não do mesmo modo.

O que diferencia Barão Vermelho de nuitos outros grupos melodioso é que ele consegue ser melodioso e calmo. Mesmo nas musicas com um ritmo mais frenetico e com o violão um pouco mais agressivo a musica não te estressa. Ah, o violão! Quantas bandas hoje em dia tem o violão como instrumento principal em sua composição?

E como esquecer da letra!? Minha parte preferida da musica deles.  É pura poesia, leve. Muitas vezes é acompanhada por uma critica social, subliminar ou não.

Parabens, você leu ate o final. “Mas quem tem coragem de ouvir, amanheceu o pensamento” Frejat, vocalista do Barão Vermelho

Responses

  1. Essa música tem um dos solos de guitarra mais foderosos da história do rock nacional! Simplesmente épica.

    • É uma das minhas favoritas : D

  2. Sem querer ser chato, mas já sendo: várias bandas tem o violão como instrumento principal em sua composição :P. PRINCIPALMENTE no estilo Folk, folk-rock…

    Eu gosto de Barão Vermelho, mas só da época que o Cazuza era o vocal. Do Frejat eu não gosto muito não…

    E pra mim, a melhor banda brasileira ever é o Ultraje a Rigor, genial!

    • Sim, varias bandas tem o violão como principal, mas nenhuma muito famosa e presente no Brasil.
      Barão Vermelho ja teve seus momentos e seus lugares, mas hoje em dia poucos conhecem, pelo menos por aqui. Se eu perguntar pro meus amigos se eles conhecem vão dizer que Lady Gaga ou Black Eyed Peas é mais legal e pra eu parar de encher :/ .
      Ah, e o Cazuza vacilou mesmo quando saiu do Barão, mas eu gosto do Frejat : P

  3. Lendo esse post eu percebi que a maioria das bandas que eu gosto são misturas de rock com outras coisas. No Brasil as bandas misturam muito, e geralmente fica muito bom.


Deixe um comentário

Categorias

